sexta-feira, 29 de julho de 2016

As Cores e seus significados


Desde crianças, somos expostos ao estímulo visual das cores, que fazem parte do nosso cotidiano. Muitos se perguntam qual é o significado das cores?





PSICOLOGIA DAS CORES

A psicologia das cores é o estudo sobre os efeitos das cores no nosso dia a dia. As cores expressam sentimentos, transmitem emoções, despertam desejos, vontades e influenciam em nosso comportamento. A psicologia das cores no design funciona para entendermos melhor os significados das cores, como eles ajudam a representar os valores de um produto, serviço ou marca, a passar um conceito ou ideia ao consumidor.

É sempre bom lembrar que a psicologia das cores, não é uma “ciência exata”, pois depende de diversos fatores, como: cultura, contexto, idade, experiências e preferências pessoais, que afetam o efeito que as cores despertam em cada um. A percepção das cores é subjetiva, mas os efeitos das mesmas são universais. Esse padrão de efeitos que as cores provocam em nosso subconsciente, é o que chamamos de significado das cores.

O Significado das cores

A cor depende da luz e a forma como é absorvida e refletida em uma determinada superfície. Os olhos vão captar as ondas eletromagnéticas que são refletidas e dependendo dos seus comprimentos de onda, vemos cores diferentes. No nosso cérebro, as cores podem despertar certas sensações e por isso as cores têm significados diferentes.

AZUL: A cor azul está relacionada com a nobreza e costuma ser usada para transmitir harmonia, sensação de paz. Lembra limpeza, água, serenidade e produtividade. Em tons escuros transmite segurança, confiança, sucesso e poder. Sendo uma cor fria, por vezes é associada à monotonia e depressão. Muito utilizado em empresas de tecnologia. 




ROXO: O significado da cor roxa está muitas vezes associado à espiritualidade, mistério e misticismo. Esta cor é obtida através da mistura do azul e vermelho. O Roxo é uma cor que acalma e transmite bem-estar, por isso, produtos de beleza, anúncios de cuidados com o corpo e tratamentos alternativos são aplicações frequentes dessa tonalidade.



VERMELHO: A cor vermelha representa o símbolo do amor, emoção, excitação, romântico, prazer. Também expressa urgência, e por isso é comumente utilizado na publicidade de lojas em liquidação. Combinado com o amarelo, é bastante utilizado no segmento de alimentação, como em restaurantes e redes de fast-food, pois estimula o apetite. É conhecida por estimular a circulação e melhorar a autoestima.



VERDE: A cor verde está associada diretamente com saúde, natureza, esperança, vida. Seu uso em ciência, medicina, ecologia, turismo e empresas de alimentos orgânicos é bastante comum. Muitas vezes é usada em ambientes para ter um efeito calmante.



ROSA: É a cor do romantismo e da delicadeza, sendo mais associada ao mundo feminino. Os diferentes tons podem ter significados diferentes, mas normalmente esta cor é usada para se referir ao amor e à inocência. Os tons claros expressa inocência, enquanto em tons mais escuro inspira desejo, afeto e feminilidade. 



MARROM: A simbologia da cor marrom transmite sensação de tradição, conservadorismo, confiabilidade, solidez e segurança, sendo bastante utilizado em móveis, empresas de decoração de interiores, arquitetura. Além disso, também é relacionada a produtos naturais e ao estilo de vida saudável.



AMARELO: Utilizada para passar a sensação de luz e calor, o amarelo estimula o raciocínio e a criatividade. Também pode ser usada para representar alegria, otimismo e jovialidade. Por chamar bastante atenção, é utilizada na sinalização de trânsito e também em vitrines de lojas.



LARANJA: A cor laranja representa uma cor enérgica, estimulante, jovem. Incentiva a expansão, criatividade, entusiasmo, otimismo, sucesso e prosperidade. Promove mudança e dinamismo. Muito usada no segmento alimentício, esportivo e de lazer. É criada misturando vermelho e amarelo.



PRETO: A cor preta de acordo com o contexto pode representar tristeza e luto, porém se for bem utilizado transmite nobreza, tradição, curiosidade, superioridade, poder, profissionalismo. Empresas de engenharia, escritórios de advocacia, cosméticos e produtos de luxo utilizam frequentemente essa cor. 



BRANCO: A cor branca em sua combinação com outras cores é harmônica, expressa paz, fé, luz e pureza. Também é reconhecida como uma cor que transmite calma e ajuda a atingir equilíbrio. Comumente utilizado no segmento de Medicina e Odontologia. Na cultura ocidental representa alegria, enquanto na oriental está relacionada com o luto.



CINZA: O cinza é uma cor clássica, neutra, que transmite elegância e respeito. Apesar disso, para algumas pessoas associam o cinza à solidão, depressão e tristeza. É usado em empresas de tecnologia e do ramo automobilístico, pois demonstra também responsabilidade e profissionalismo. 

Fonte: SignificadosPage 1

E na baratinha? Ah, na Baratinha você encontra uma variedade de produtos com as cores mais lindas e chamativas, pra você revender e arrancar suspiros dos seus clientes.














Nenhum comentário:

Postar um comentário